Azul Tiffany - Minha Cor Preferida

sábado, fevereiro 16, 2019

Vou falar da cor que eu mais gosto: O Azul Tiffany. Esse turquesa esta na linha do não muito verde e nem num azul muito profundo, é a harmonia entre as duas cores que resulta nessa linda cor.

Este tom de azul ficou conhecido por “azul Tiffany”em uma referência à famosa joalheria Tiffany & Co, de Nova Iorque, que usa essa cor como sua marca registrada.





Na decoração em casa, o azul tiffany é a cara do verão é uma cor alegre e divertida. Tem a característica de alegrar quem estiver se sentindo para baixo. 


Você sabia que o azul turquesa, essa cor que mistura o azul e o verde, é a cor do Universo? Astrônomos da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, afirmam que o Universo tem atualmente uma cor entre o azul turquesa pálido e o verde marinho, devendo mudar para o vermelho à medida que envelhecer.

Esse azul turquesa pálido é o que os olhos humanos veriam se toda a luz do Universo fosse combinada, ou seja, é a cor média dele. Quando se sabe a cor média do espectro da luz visível, a idade das estrelas pode ser determinada. Interessante, não?

Já no planeta Terra, o azul turquesa costuma estar associado, por exemplo, às águas dos mares do Caribe e, é claro, a elegância, devido à exclusiva marca da joalheria Tiffany & Co. Tudo começou em 1845, quando o criador da marca, Charles Lewis Tiffany, escolheu o azul turquesa para o catálogo anual de joias de sua loja, situada em Nova York.

Logo a cor ficou associada à Tiffany & Co., ganhando status de sofisticação especialmente após o lançamento, em 1886, de alianças de diamantes feitas à mão. A embalagem das joias, a Tiffany Blue Box, também se tornou tão icônica quanto a joalheria, ao ponto de nos anos 1950 a marca receber destaque no filme “Bonequinha de Luxo” (um dos meus filmes preferidos), protagonizado pela inesquecível Audrey Hepburn.




Bem mais tarde, em 2001, a joalheria estabeleceu uma parceria com a Pantone para transformar o seu azul turquesa em cor exclusiva, registrada e secreta, mas facilmente identificável. 


De acordo com estudiosos, essa cor significa conhecimento, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor, limpeza, espírito, pensamento, lealdade, fidelidade, personalidade, sutileza, ideal, sonho e bem-estar.





Tendo tudo isso em vista, o azul turquesa pode ser uma cor excelente para ser utilizada em diversas àreas da sua vida.



M.L.V.

Você poderá gostar

0 comentários

Subscribe